Para explicar o que é controle de acesso na segurança da informação, antes precisamos entender um conceito mais simples e geral, para então entrarmos em um mais específico como este.
A ideia de segurança da informação trata de um conjunto de processos, que por sua vez, são criados com o único objetivo de proteger os seus dados e os da sua empresa.
Vale ressaltar que eles podem existir em vários formatos, como o impresso ou o eletrônico, por exemplo. Esse conceito se baseia em três pontos centrais: confidencialidade, integridade e disponibilidade.
Agora que entendemos o que é segurança da informação, vamos ao assunto central deste artigo.
O que é controle de acesso na segurança da informação?
Para sabermos o que é controle de acesso na segurança da informação, precisamos entender que ele consiste em gerenciar e verificar cada um dos usuários, concedendo ou não permissões aos dados solicitados.
Essa vistoria pode ser realizada de muitas maneiras, variando de acordo com o sistema escolhido, com dois estando entre os principais: os lógicos e os físicos.
Controles de acesso lógicos e físicos
A pergunta sobre o que é controle de acesso na segurança da informação começa a ser respondida a partir daqui, já que iremos falar mais diretamente dos controles propriamente ditos.
Os físicos nada mais são do que o monitoramento e vistoria de um ou mais ambientes, feitos através de um sistema de computação, por meio de câmeras de segurança, alarmes, portas eletrônicas, etc.
Já os lógicos são mais complexos, pois fazem uso de softwares e dados para funcionarem adequadamente, mas a sua função ainda é a de manter a fiscalização sobre o acesso às informações.
Aqui podemos citar alguns exemplos dos que mais se utilizam, tais como: senhas, biometria, criptografia, certificação, hashing, etc.
Como otimizar o seu uso?
Para encerrar a questão sobre o que é controle de acesso na segurança da informação, precisamos falar sobre como otimizar este sistema e o seu uso.
Tenha uma política clara sobre o controle de acessos
O primeiro passo para que ele tenha sucesso em sua empresa, é deixar claro que ele existe e está funcionando para todos, sem exceção, para então poder delimitar até onde cada funcionário poderá ir dentro do seu sistema.
Conscientize seus colaboradores
Não basta investir em uma boa ferramenta, ela precisa ser bem utilizada pelas pessoas. Portanto, faça campanhas e exija de seus colaboradores que eles tenham senhas fortes, ou seja, que sejam difíceis de serem descobertas, misturando caracteres, números, etc.
Busque as melhores opções do mercado
Mesmo parecendo um custo a mais no começo, é muito importante buscar uma empresa confiável e com experiência sobre o que é controle de acesso na segurança da informação, portanto, considere este como um investimento para o futuro da sua marca.
Conte com a gente para fazer o seu controle de acesso
Já entendemos o que é controle de acesso na segurança da informação, então agora é preciso saber que existe uma ótima opção no mercado, que possui expertise em Gestão de Identidade e Acesso (IAM).
A Digiage tem um grande conhecimento dentro e fora do Brasil, capaz de atender todo o tipo de empresa que precise de proteção para os seus dados, com uma plataforma inovadora, capaz de administrar os usuários de uma forma simples.