Cada vez mais as empresas estão preocupadas com a gestão de identidade e acesso nos seus processos internos e externos, especialmente desde o começo da pandemia, em que os ataques e golpes cibernéticos aumentaram no mundo todo.
Para se ter uma ideia, um relatório divulgado recentemente pela IDC nos revela que 59,7% das organizações latino-americanas consideram a cibersegurança uma prioridade estratégica dos negócios.
Outro motivo para esse crescimento no investimento em segurança é a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor no Brasil em 2020, visa regulamentar o tratamento e armazenamento de dados pessoais.
Por sua vez, as empresas têm até o fim do primeiro semestre de 2021 para se adequarem às normas da legislação e as sanções podem ser aplicadas a partir de agosto.
Diante disso, a gestão de identidade e acesso cumpre um papel fundamental em empresas que desejam alcançar plena segurança digital, alta governança em TI e robusta privacidade de dados. Confira abaixo o que é esse processo na prática e como otimizá-lo no seu negócio.
7 etapas para otimizar a Gestão de Identidade e Acesso
De maneira prática, a gestão de identidade e acesso é um processo de gerenciamento dos usuários de um negócio (sejam eles internos – colaboradores – ou externos – clientes).
Com essa iniciativa, as empresas conseguem centralizar o processo de login no sistema SSO (Single Sign-on) ou autenticação única, promovendo melhor controle sobre a operação e uma infraestrutura mais robusta de segurança.
Nesse cenário, algumas maneiras de otimizar essa solução são:
1 – Mensuração dos dados e sistemas conectados à solução
O primeiro passo é mensurar quais dados e sistemas estão conectados à ferramenta. Com isso, é preciso compreender tecnicamente como a solução funciona e suporta os fluxos do seu negócio.
A partir desse mapeamento, confira se a ferramenta possui algum tipo de limitação, seja em relação aos usuários, monitoramento, automação ou outras características que possam afetar o desempenho da sua empresa.
2 – Elaboração de políticas internas de segurança
Para que a gestão de identidade e acesso seja bem estruturada e seguida pela operação de maneira eficiente, otimizada e assertiva, é preciso definir políticas internas de segurança e privacidade.
Essas diretrizes devem ser devidamente informadas aos colaboradores e guiar as ações operacionais, de modo a reduzir riscos e evitar episódios de subutilização da tecnologia, erros ou outros problemas.
3 – Definição dos acessos de acordo com os cargos
Uma das vantagens da gestão de identidade é justamente controlar de maneira centralizada os níveis de acesso dos usuários de acordo com as suas necessidades e isso inclui os níveis hierárquicos que ocupam na empresa.
Por sua vez, configure corretamente essas informações, de modo a manter essa administração sempre otimizada e gerenciável, evitando que dados sensíveis sejam expostos.
4 – Escolha de responsáveis por cada etapa
A implementação do SSO não é um processo impossível, porém, representa um certo desafio por conta da complexidade exigida, tanto na integração, quanto no monitoramento posterior.
Por isso, o ideal é definir profissionais responsáveis por acompanhar cada etapa, assim como para executar, aprovar ou desenvolver novas iniciativas.
5 – Definição de iniciativas técnicas de segurança
Lembra-se que falamos a respeito das possibilidades robustas de segurança que a gestão de identidade e acesso oferece?
Pois bem, por centralizar todos os logins em um único ponto de autenticação, é possível aprimorar as medidas de segurança, como, por exemplo, definir mecanismos de autenticação em duas etapas.
6 – Mensuração das implantações para possíveis reajustes
Muitas vezes, as empresas imaginam que, após a migração e implementação dessa solução, ela funcionará perfeitamente bem e não precisará de acompanhamento, porém, não é bem assim que ocorre.
A adesão dessa solução é realmente ágil e, quando bem feita, não apresenta tanta dificuldade aos gestores de tecnologia. Porém, isso não significa que ela não precisa ser mensurada com frequência.
O monitoramento auxilia na constante otimização e identificação de possíveis aspectos que necessitam de reajustes.
7 – Adoção de tecnologias apropriadas
Por fim, não podemos falar sobre a gestão de identidade e acesso sem citar a importância de contar com tecnologias apropriadas.
É fundamental adotar uma ferramenta que atenda às necessidades do seu negócio, te ofereça aprimoradas opções e disponha de um suporte completo.
Podemos ajudar o seu negócio
Somos especialistas em soluções de integração de sistemas reconhecida nacional e internacionalmente.
Com mais de 87 projetos entregues, podemos apoiar o seu negócio na implementação de medidas robustas de segurança por meio da solução de Gestão de Identidade, em que centralizamos os seus sistemas e usuários.
Com isso, oferecemos à sua área de TI mais controle sobre a operação, governança e diferencial competitivo. Quer saber mais como funciona? Acesse agora mesmo e entre em contato com a nossa equipe.