Antes de começarmos a explicar o que são produtos de dados, é importante contextualizar que todas as empresas e suas áreas internas são potenciais consumidoras e produtoras de dados.
Se levarmos em consideração que toda e qualquer empresa precisa de dados para tomar decisões de negócios, é inimaginável pensar que as mais diversas áreas de uma empresa não consigam consultar as informações disponíveis ou que haja diversas fontes de dados.
Porém, nem sempre, estes dados estiveram ou estão disponíveis de maneira simplificada e de fácil entendimento, ainda mais quando falamos de grandes empresas em que temos diferentes planilhas ou métodos de armazenamento de dados, tornando todo o processo de consulta um caos.
Mas nem tudo está perdido, de alguns anos para cá vemos uma mudança na forma como lidamos com dados, tornando o ambiente mais colaborativo entre aqueles que geram os dados (produtores de dados) e aqueles que desejam consumir os dados (consumidores de dados).
O que são produtos de dados?
Os produtos de dados (Data Products) são uma maneira inovadora e moderna de criar conjuntos de dados selecionados, que podem ser salvos, publicados, pesquisados e consumidos por equipes internas ou vendidos para outras empresas, criando, portanto, uma nova fonte de receita.
Projetados para resolver questões de negócios direcionadas, os produtos de dados devem ser facilmente acessíveis tanto para produtores quanto para consumidores de dados.
Há três destaques importantes em relação a essa definição:
- Criados para uma finalidade específica: os produtos devem ser solicitados por um motivo. Sendo assim, os dados são selecionados manualmente para resolver uma necessidade específica, de maneira que são construídos com base na sua necessidade, gerando um retorno financeiro maior.
- Contribuindo para a democratização dos dados: os produtos de dados agregam valor por serem acessíveis e autossuficientes. Sendo assim, qualquer pessoa pode acessar sem dificuldade esses dados.
- Criados para qualquer consumidor: os produtos não tem um valor comercial específico, mas servem, por exemplo, quando precisamos de um dado X para resolver um problema Y.
Embora os produtos de dados sejam fruto de uma demanda inicial, eles não ficam restritos a somente uma única equipe, na qual teríamos um grande telefone sem fio. É altamente recomendado que esses dados sejam compartilhados com toda a empresa, para que o mesmo seja avaliado sob diferentes perspectivas.
Tudo isso é necessário para que eles não atuem como uma entidade independente – gerando um silo de dados.
Como colocar essa ideia em prática?
Quando falamos em executar a estratégia de produtos de dados, podemos pensar em inúmeras maneiras de fazer isso, mas é necessário que faça sentido para a equipe. Sendo assim, você deve ter em mente que o objetivo final destas ações é: um maior senso de controle dos dados, responsabilidade pelos dados e democratização dos dados em toda a organização.
E para que isso aconteça é importante implementar algumas ações, como por exemplo:
1 – Orientado à demanda: Os produtos de dados devem ter uma função clara, isso permitirá uma maior contribuição e colaboração entre os produtores e consumidores.
2 – Reutilizável e escalável: Os produtos de dados devem ser projetados para ter fácil utilização, fazendo com que eles possam ser reutilizados em quaisquer outras situações. Isso faz com que a democratização de dados seja difundida.
3 – Descobrivel e acessível: Os produtos de dados devem ser simples pois a ideia é que as informações sejam encontradas facilmente, garantindo assim maior fluidez na tomada de decisão.
4 – Sentimento de dono: Como o próprio tópico já diz o dono destes dados deve estar comprometido em gerenciar estes produtos adequadamente durante todo o ciclo de vida daquela informação.
Como a Digiage e a Starburst podem te ajudar com isso?
Gerenciar e criar uma cultura de dados não é uma tarefa das mais simples, por isso, a Digiage oferece a plataforma Starburst, para que você possa criar seus produtos de dados da melhor forma para a sua empresa.
Os produtos de dados Starburst são exclusivos porque permitem que você descubra, publique, gerencie e compartilhe produtos de dados com base em várias fontes de dados. Em vez de ficar isolado para criar apenas produtos de dados de um local específico, o Starburst oferece a você o poder de criar e manter produtos de dados confiáveis para toda a sua empresa, independentemente de quantas fontes de dados você utiliza, o que permite que os usuários encontrem os dados certos para resolver questões importantes, de um local centralizado, criando uma espécie de loja/marketplace de dados.