Nos últimos anos, cada vez mais as empresas estão mudando seus procedimentos e projetos internos para serem orientadas a dados, e isso vem ocorrendo em negócios de diferentes nichos de mercado, desde a indústria automobilística até empresas alimentícias, e tamanhos.
Em razão da grande variedade de negócios, não há como estabelecer estratégias padrões para o uso dos dados, em especial para a área de marketing, que pode utilizar as mais diversas estratégias a depender dos objetivos.
Os dados revolucionaram o marketing das empresas, porque permitiram o abandono das campanhas publicitárias de altíssimo valor que objetivavam alcançar o maior número de pessoas possível. Graças aos dados, atualmente, as decisões de marketing e estratégias comerciais podem ser apoiadas em informações relevantes, o que permite o direcionamento da publicidade para possíveis consumidores, na hora e maneira certa.
Tudo isso permite uma redução de custos e, o mais importante, retorno mais expressivos.
A importância dos dados para área de marketing já foi sentida por muitos, inclusive por Philip Kotler em seu mais recente lançamento, “Marketing 5.0”, uma evolução de seus dois livros antecessores.
De acordo com Kotler, nos próximos anos a tendência é que utilizemos cada vez mais dados, para sermos mais assertivos na conversar com o público que pretendemos atingir, fazendo com que as estratégias sejam conhecidas como “marketing de um”, ou seja, estratégias tão segmentadas que acabam sendo direcionadas para uma única pessoa ou um grupo de pessoas com uma mesma característica.
Além disso, em seu livro, o autor coloca em pauta o uso de padrões de consumo para que seja possível a realização de ofertas de up-selling (quando um cliente é estimulado a levar um produto mais caro do que aquele pretendido) e cross-selling (quando o cliente é estimulado a levar um produto que complementa aquela compra inicial), para grupos de consumo com padrões pré-estabelecidos.
É muito importante notar que diversas empresas ao redor do mundo já estão utilizando estratégias de inteligência artificial e dados para apoiar suas decisões estratégicas, sejam elas de novas campanhas de marketing ou para o lançamento de novos produtos.
O que outras empresas estão fazendo?
Um dos maiores exemplos é o McDonald ‘s, que através do seu aplicativo permite que os consumidores realizem pedidos, fazendo o pagamento e a escolha do pedido dentro do app.
Com isso, a empresa, através de coleta de dados, pode sugerir novos combos e promoções para clientes que preferem um tipo de lanche em detrimento de outros, ou ainda, oferecendo ofertas exclusivas para estes clientes. Fazendo com que seja cada vez menor as filas em seus restaurantes e oferecendo a maior comodidade para seus clientes, fidelizando a clientela.
Porém, não são apenas os grandes restaurantes ou redes de fast food que estão utilizando estas novas tecnologias, um bom exemplo disso é a AB Inbev que vem utilizando seus dados para posicionar sua equipe sobre determinadas campanhas publicitárias, a fim de serem mais efetivas na hora de se comunicar com seus clientes.
Em contrapartida a Lexus, uma das principais marcas de carro de luxo dos Estados Unidos, utilizou seu banco de dados e sua IA para analisar e verificar quais foram as campanhas de marketing com maior efetividade nos últimos 15 anos, conferindo pontos em comum entre todas para que fosse possível criar uma campanha totalmente nova, porém, com as características de campanhas de sucesso anteriores.
A utilização destas estratégias por bancos:
Por fim, essas tecnologias avançam fortemente no segmento bancário, principalmente a utilização de IAs generativas combinada com estratégias de dados, mais especificamente estratégias de data driven.
Essas estratégias possibilitam que os bancos ofereçam serviços personalizados e estratégias para públicos específicos, como sugerido por Kotler. Além disso, vários bancos do Brasil já estão entendendo que, em um futuro muito próximo, as empresas precisarão se adaptar e utilizar estratégias de dados combinadas com insights gerados por IAs.
Ainda, é importante ressaltar que essas estratégias estão totalmente alinhadas à políticas de maior segurança de dados e tudo isso é possível através de estratégias de Data Mesh, que possibilita a democratização dos dados sem que se haja perda de segurança. Fazendo assim, que a inovação seja mais rápida e direcionada ao cliente.
Como a Digiage pode te ajudar com isso?
A Digiage é parceira da Starburst no Brasil, empresa que é responsável por levar o Data Mesh para milhares de empresas ao redor do mundo. Através da Starburst é possível que os profissionais de marketing tenham acesso às principais fontes de dados da empresa.
Através de uma camada semântica as mais variadas equipes poderão obter as informações necessárias sem que haja qualquer perda de segurança, protegendo assim, dados que são sensíveis e cumprindo todos os requisitos da LGPD.
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