O que é um Citizen Data Scientist (CDS)?
Ao falarmos sobre a utilização de dados na tomada de decisões, instintivamente pensamos em números, códigos, cálculos e planilhas intermináveis.
Porém a proposta do Citizen Data Scientist ou Cidadão de Dados, em tradução livre, é outra. A ideia é tornar qualquer pessoa um cientista de dados, capaz de operar e entender os dados produzidos pela empresa sem grandes obstáculos.
A possibilidade de pessoas não técnicas operarem dados surgiu no momento do advento dos “auto-machine learning” ou “auto-ML” – software que fornece métodos e processos para criar código de aprendizado de máquina – que impulsionou os apelos para que houvesse uma democratização de dados.
Neste cenário, é importante salientar que essas pessoas, que conhecemos como CDS, muitas vezes não possuem conhecimento de dados, mas possuem conhecimento do negócio como um todo e, por isso, esses profissionais conseguem olhar para os dados e entender qual a melhor solução para resolver um problema x ou y.
E é justamente neste ponto que diferenciamos um Cientista de Dados e um Citizen Data Scientist, pois enquanto o primeiro tem como função principal o armazenamento de dados e tem um conhecimento técnico em TI, o segundo tem a função de analisar esses dados e pensar em possíveis soluções de problemas ou estratégias de negócios.
Importância
Muitas empresas podem se perguntar qual a importância de um CDS e a resposta é simples, o trabalho deste profissional é contribuir para a solução de problemas de forma simplificada e rápida, sejam os problemas da área de marketing, distribuição de produtos, linha de produção etc.
Isso é possível a partir da análise de dados e de mercado.
Ainda, no caso de grandes empresas com múltiplos setores é possível que cada área tenha um CDS responsável, que poderá analisar os dados pertinentes e auxiliar no escalonamento das vendas ou da produção.
Por fim, é importante pontuar que tanto a tomada de decisões a partir de dados, quanto a democratização de dados, estão diretamente relacionadas com o Data Mesh e seus pilares.
Quais são os riscos deste projeto?
Em uma reportagem publicada recentemente, a Harvard Business Review trouxe uma série de questões que podem trazer risco à aplicação da cultura de Citizen Data Scientists.
Um dos riscos é a contratação de profissionais não capacitados em sem experiência, que podem interpretar erroneamente os dados produzidos pela empresa, isto inclusive pode aumentar os riscos da empresa não obter o retorno esperado quando do investimento realizado para a contratação do profissional.
Porém, nós vamos além e acrescentamos outro risco possível, o profissional não estar munido de uma plataforma de fácil entendimento, não técnica e sem a proteção adequada.
Mas, para esse risco há uma solução, que é a plataforma do Starburst, que oferece aos seus clientes um único ponto de acesso seguro a todos os dados, mas sem deixar de lado a democratização de dados.
Se você quer saber mais sobre a Digiage e o Starburst entre em contato conosco e conheça esta plataforma que pode ajudar a implementar uma cultura de CDS de forma segura e tornar as tomadas de decisões mais claras e simplificadas.